Capitalismo é o sistema de produção baseado na empresa privada e na liberdade de mercado com o objetivo principal de obter lucro. As características do capitalismo incluem acumulação de capital, mercados competitivos, propriedade privada e trabalho assalariado.
O termo “capitalismo” é derivado de capitale, uma palavra latina originada de caput, com dois sentidos: “cabeça” e “bens móveis, gado”. Na Idade Média, capitale se referia a riqueza, dinheiro, fundos, estoque de mercadorias, propriedade. O proprietário de capitale era chamado de “capitalista”, palavra surgida nos séculos XII e XIII antes do termo “capitalismo” que data de meados do século XVII.
As raízes do capitalismo começaram a se formar em alguns centros urbanos da Europa medieval por volta do século XII. Data dessa época as operações bancárias, trocas monetárias, letra de câmbio e usura (juros). A partir do início da Idade Moderna, o capitalismo ganhou impulso gerando outras formas ou tipos: capitalismo comercial (mercantilismo), industrial, financeiro, estatal e informacional.
O capitalismo como sistema econômico e modo de produção tem as seguintes características principais:
- Acumulação de capital: a produção capitalista objetiva a busca do lucro, isto é, o retorno financeiro seja na forma de lucro, aluguel, juros, royalties, investimentos financeiros etc.
- Produção para troca no mercado: todas as atividades econômicas visam direta ou indiretamente satisfazer desejos e necessidades humanas; busca maximizar o valor de troca (de venda) em vez do valor de uso (utilidade).
- Propriedade privada dos meios de produção: o conjunto de todos os meios e objetos de trabalho pertence ao capitalista, isto é, as ferramentas, máquinas, instalações prediais (fábricas, armazéns, silos etc.), matérias-primas, infra-estrutura podendo-se incluir, também, os meios de distribuição (lojas, internet, ferrovia, caminhões etc.).
- Altos níveis de trabalho assalariado.
- Mercados competitivos: a concorrência no mercado em que vendedores tendem a competir com outros vendedores, e compradores com outros compradores. A rivalidade é estimulada para aumentar a participação no mercado, o volume de vendas e atingir o objetivo de aumentar os lucros. Para isso, o capitalista utiliza de mecanismos de preço, diversidade e inovação de produtos, promoções, propaganda e distribuição.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?