O QUE É... Hebraico

Hebraico é uma língua semítica, intimamente relacionada ao fenício, pertencente ao grupo cananeu que também contém as línguas aramaicas. A Bíblia original, a Torá, que os judeus ortodoxos consideram ter sido escrita na época de Moisés, há cerca de 3300 anos, foi redigida no hebraico “clássico”. Os Manuscritos de Qumran, descobertos em cavernas localizadas ao norte do Mar Morto, também foram escritos principalmente em hebraico.

Por volta da destruição de Jerusalém pelos babilônicos, em 587 a.C., o hebraico clássico foi sendo substituído no uso diário pelo aramaico que se tornou a língua usada tanto na liturgia,  no estudo religioso como também no comércio. O hebraico deixou de ser uma língua falada regularmente em algum momento entre 200 e 400 d.C.

No final do século XIX, o hebraico renasceu como língua falada, sendo o único exemplo bem-sucedido de renascimento linguístico. O hebraico moderno, que não corresponde ao hebraico clássico, adota alguns elementos dos idiomas árabe, ladino (língua dos judeus sefarditas), iídiche (língua dos judeus oriundos da Europa), e outras línguas que acompanharam a Diáspora Judaica.

Atualmente, o hebraico e o árabe são as línguas oficiais do Estado de Israel. Formas antigas do hebraico são usadas para oração ou estudo nas comunidades judaicas, enquanto o hebraico clássico é estudado por arqueólogos e linguistas especializados no Oriente Médio e suas civilizações.

Veja mais

Mais termos na mesma letra

Veja a listagem completa na página O que é isso...?

Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.

Acessar O que é isso...?

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no LinkedIn