Hégira, palavra de origem árabe, hijhra, que significa “exílio”, “partida” ou “migração”, é o nome dado à saída de Maomé que deixou secretamente Meca para o oásis vizinho de Yathred que, a seguir, veio a ser chamar Medina, “a cidade do profeta”. Esse episódio marcou o rompimento dos árabes com seu passado político e religioso e o início de uma nova religião, o islamismo.
A partir de então, Maomé tornou-se o chefe de Estado, organizando a comunidade islâmica. Durante sua permanência em Medina, ele estabeleceu os princípios básicos do Islã que constituem o Alcorão. A partir de janeiro de 623, Maomé liderou vários ataques contra caravanas de Meca que viajavam a longo da costa oriental do Mar Vermelho. Membros de diferentes tribos foram encorajados a se unirem sob a liderança de Maomé.
A Hégira teria ocorrido em meados de julho de 622 (não há concordância quanto ao dia preciso), no calendário cristão. O ano assinala o início do calendário islâmico, que está alinhado com os ciclos da Lua (calendário lunar). O calendário islâmico é composto por 12 meses lunares e um ano de 354 ou 355 dias. O mês começa na primeira aparição visível da Lua crescente após o pôr do sol.
Os anos da Era Islâmica são contados a partir da Hégira e marcados com a abreviação AH (abreviação do latim Anno Hegirae, “ano da Hégira”).
Assim, janeiro de 2021 do calendário cristão, corresponde ao ano islâmico de 1442 AH, que começou em 20 de agosto de 2020 e termina em 9 de agosto de 2021.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?