O QUE É... Alfabeto (ver Fenícios)

O alfabeto é um sistema de escrita cujos sinais gráficos representam individualmente sons da língua (fonemas). A palavra é de origem grega (alphabetos), através do latim (alphabetum), constituída pelas duas primeiras letras do alfabeto grego (alfa e beta, correspondentes às nossas letras A e B, respectivamente).

A origem do alfabeto tem sido objeto de estudos e especulações desde há muito. Descobertas de escritas cuneiformes de Biblos e Ugarit parecem confirmar que foram os fenícios os inventores do alfabeto. Tal iniciativa deveu-se ao grande desenvolvimento comercial e marítimo das cidades fenícias, em especial de Tiro, bem como a fundação de numerosas colônias, o que tornou necessária a adoção de um sistema gráfico de comunicação único e de fácil compreensão.

O alfabeto fenício possui 22 letras, escritas em linhas horizontais da direita para a esquerda. Esse alfabeto foi adotado pelos arameus (Síria) e pelos hebreus, e é considerado o ancestral da maioria dos alfabetos modernos incluindo o árabe, o grego, o latim e o cirílico.

Veja mais

Mais termos na mesma letra

Veja a listagem completa na página O que é isso...?

Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.

Acessar O que é isso...?

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn