Calendário é um sistema para organização cronológica do tempo, geralmente dividido em dias, semanas e meses. A palavra deriva do latim, calendarium, “livro de registros”, que, por sua vez, deriva de calendae, que indicava o primeiro dia de um mês romano. Quase todos os países do mundo adotam o calendário gregoriano colocado em uso, na Europa, em 1582. Antes dele, era usado o calendário juliano, estabelecido por Júlio César na época da República Romana e que ainda é utilizado pelas igrejas cristãs ortodoxas.
O curso do sol e da lua são usados para a marcação do tempo. Os calendários gregoriano e juliano são solares, isto é, baseiam-se na duração do ano solar, de cerca de 365 dias. Outros povos adotam o calendário lunar baseado na duração do mês lunar (cerca de 29 duas e meio) tendo o mês se iniciando com a Lua nova. Um exemplo é o calendário islâmico. Há também o calendário lunissolares que são sincronizados com a duração do ano solar e com a do mês lunar. Exemplos são o calendário judaico e o budista usado no sul da Ásia.
A marcação do tempo remonta aos tempos pré-históricos, pelo menos desde o Neolítico. O calendário mais antigo conhecido é o sumério, seguido pelo egípcio, assírio, persa, hebraico. Eles eram lunissolares. O calendário romano reformado por Júlio César em 45 a.C. baseava-se na duração do ano solar.
A América, os maias desenvolveram um calendário complexo baseado em um sistema que era de uso comum na região desde pelo menos o século V a.C. O calendário maia consiste em vários ciclos ou contagens de diferentes comprimentos: o ciclo solar (365 dias), o ciclo sagrado (260 dias), ciclo venusiano (584 dias) e outros.
Veja mais
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?