O QUE É... Capitalismo

Capitalismo é o sistema de produção baseado na empresa privada e na liberdade de mercado com o objetivo principal de obter lucro. As características do capitalismo incluem acumulação de capital, mercados competitivos, propriedade privada e trabalho assalariado.

O termo “capitalismo” é derivado de capitale, uma palavra latina originada de caput, com dois sentidos:  “cabeça” e “bens móveis, gado”. Na Idade Média, capitale se referia a riqueza, dinheiro, fundos, estoque de mercadorias, propriedade. O proprietário de capitale era chamado de “capitalista”, palavra surgida nos séculos XII e XIII antes do termo “capitalismo” que data de meados do século XVII.

 As raízes do capitalismo começaram a se formar em alguns centros urbanos da Europa medieval por volta do século XII. Data dessa época as operações bancárias, trocas monetárias, letra de câmbio e usura (juros). A partir do início da Idade Moderna, o capitalismo ganhou impulso e evoluiu para o capitalismo comercial (mercantilismo), industrial, financeiro e estatal.

O capitalismo como sistema econômico e modo de produção tem as seguintes características principais:

  • Acumulação de capital: a produção capitalista objetiva a busca do lucro, isto é, o retorno financeiro seja na forma de lucro, aluguel, juros, royalties, investimentos financeiros etc.
  • Produção para troca no mercado: todas as atividades econômicas visam direta ou indiretamente satisfazer desejos e necessidades humanas; busca maximizar o valor de troca (de venda) em vez do valor de uso (utilidade).
  • Propriedade privada dos meios de produção: o conjunto de todos os meios e objetos de trabalho pertence ao capitalista, isto é, as ferramentas, máquinas, instalações prediais (fábricas, armazéns, silos etc.), matérias-primas, infra-estrutura podendo-se incluir, também, os meios de distribuição (lojas, internet, ferrovia, caminhões etc.).
  • Altos níveis de trabalho assalariado.
  • Mercados competitivos: a concorrência no mercado em que vendedores tendem a competir com outros vendedores, e compradores com outros compradores. A rivalidade é estimulada para aumentar a participação no mercado, o volume de vendas e atingir o objetivo de aumentar os lucros. Para isso, o capitalista utiliza de mecanismos de preço, diversidade e inovação de produtos, promoções, propaganda e distribuição.

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