Clero, clérigos

Clero é o conjunto de sacerdotes responsáveis por um culto religioso. Na Igreja católica o clero inclui diácono, padre (estes formavam o baixo clero), bispo, arcebispo, cardeal (o alto clero) até chegar ao cargo supremo de Papa.  Cada um possui sua própria função na hierarquia da Igreja, e é responsável pelos cultos.

Há também a distinção entre clero regular e clero secular.

clero regular é constituído por todos os clérigos regulares da Igreja católica que pertencem a uma determinada ordem religiosa como, por exemplo, Ordem de são Bento (beneditinos), Companhia de Jesus (jesuítas), Ordem de São Francisco (franciscanos), Ordem de São Domingos (dominicanos). O clero regular está diretamente subordinado ao Papa.

O clero secular (do latim, saeculum, que significa “mundo”) é composto por sacerdotes que desenvolvem atividades voltadas para o público, fazem obras direcionadas para a comunidade e vivem junto dos leigos. Historicamente, o clero secular obedecia diretamente ao rei (de Portugal ou da Espanha). Era o monarca que nomeava os bispos, criava a dioceses e estes nomeavam os padres seculares.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn