Cobot ou cobô é um robô colaborativo destinado à interação direta entre humanos e máquinas. O termo vem do inglês sendo um neologismo de “cooperação” e “robótica”. Foi proposto em 1996 pelos professores J. Edward Colgate e Michael Peshkin, da Northwestern University (EUA).
A cobótica é um campo transdisciplinar que investiga a interação e colaboração homem-robô, operada direta ou remotamente, para atingir um objetivo comum.
As aplicações de cobot contrastam com as aplicações tradicionais de robôs industriais nas quais os robôs são isolados do contato humano ou os humanos são protegidos por coletes de tecnologia robótica.
A característica especial dos robôs colaborativos é que eles podem trabalhar próximos às pessoas e em conjunto com elas. Isso pressupõe que os robôs não podem causar ferimentos a humanos. Cercas e outros dispositivos de proteção não serão mais necessários porque os cobôs possuem seus próprios sensores que evitam ferimentos em funcionários humanos. Os cobôs desligam-se automaticamente quando tocam em obstáculos.
Além disso, os cobôs são construídos com materiais leves, bordas arredondadas e limitação de velocidade e força, ou de sensores e software que garantem um comportamento seguro.
Se a colaboração com pessoas for muito perigosa, por exemplo, ao manusear objetos pontiagudos ou afiados ou ao aparafusar, os cobôs colaborativos também são usados como robôs em áreas separadas.
Veja também
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?