Crise

Crise é uma palavra derivada do grego com dois significados: “decisão” e “separação”. O substantivo “crítica” remonta à mesma origem. O termo é empregado para designar um clímax ou um ponto de viragem de uma determinada situação e que necessita a tomada urgente de decisões. A crise é um momento de emergência que levará ou pode levar a uma situação instável e perigosa que afeta um indivíduo, grupo ou toda a sociedade.

A crise é entendida de maneiras muito diferentes nas diversas ciências – medicina, psicologia, economia, sociologia etc.

Na pesquisa histórica, fala-se de crises principalmente no sentido de uma intensificação dos conflitos que podem levar a rebeliões, revoluções ou mesmo guerra. Assim, por exemplo, chama-se crise o período imediato anterior à declaração de guerra.

Na economia, a crise consiste na transição brusca para uma recessão como foi a Crack da Bolsa, em 1929 em que um período de expansão (prosperidade) levou à contração (depressão).

Há também crises ambientais como uma crise energética ou uma crise de água quando as reservas disponíveis se tornam escassas e daí decorrem consequências econômicas e sociais negativas.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn