Ilíada e Odisseia

Ilíada e Odisseia são dois poemas escritos no século IX ou VIII a.C. e atribuídos a um poeta grego, cego e talvez lendário, Homero. Ilíada deriva seu nome de Illion, nome grego para a cidade de Tróia. Odisseia deriva de Odisseu, o personagem principal do poema.

A Ilíada narra o cerco à cidade de Tróia (na costa do Mar Egeu, em território da atual Turquia), que teria ocorrido em 1250 a.C. na época da civilização micênica. O foco central são as façanhas do herói aqueu Aquiles e seu feroz combate contra Heitor, príncipe de Tróia.

A Odisseia fala sobre o retorno de ouro herói aqueu, Odisseu (ou Ulisses, como era chamado pelos romanos), ao seu reino após a queda de Tróia. O retorno dura dez anos durante os quais Ulisses passa por toda sorte de acontecimentos e aventuras.

Ilíada e Odisseia são duas grandes epopeia e fundadoras da literatura da literatura grega antiga. Desde os tempos antigos, inspirou interpretações e outras obras, como o poema Eneida, de Virgílio, do século I a.C. Os poemas continuaram a inspirar artistas, romancistas, dramaturgos e cineastas como Troia (2004) dirigido por Wolfgang Petersen. Despertaram também, o interesse pelo estudo da Antiguidade e das escavações arqueológicas.

Veja mais

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn