O QUE É... Antiguidade Clássica

O termo Antiguidade Clássica foi criado pelos europeus no século XVIII para se referir à Grécia e Roma antigas. Os historiadores do século XIX, fortemente influenciada pelos Romantismo, elegeram a Antiguidade Clássica como o período do nascimento e da formação da civilização mundial. Construiu-se uma visão idealizada e bucólica do mundo greco-romano. Daí o termo clássico ser hoje diretamente associado à arte, à literatura e à cultura dos antigos gregos e romanos, e, por conseguinte, sinônimo de alta qualidade, tradição, exemplar, modelo de alta categoria.

Convencionou-se, então, que Antiguidade Clássica diz respeito à produção cultural greco-romana, realizada entre os séculos VIII a.C. e V d.C., e considerada como modelo a ser imitado pelos modernos. Começa com a poesia grega de Homero (Ilíada e Odisseia), continua com o surgimento do cristianismo e termina com a queda do Império Romano do Ocidente e início da Idade Média.

A força da tradição greco-romana atravessou os séculos a ponto dos habitantes de Constantinopla continuarem a se referirem a si mesmos como romanos, assim como seus conquistadores, em 1453, os otomanos. A erudição e a cultura clássicas que ainda eram preservados em Constantinopla, foram levadas para a Europa Ocidental e ajudaram a desencadear a Renascença – que revitalizou os estudos clássicos.

O termo Antiguidade Clássica continua sendo utilizado em livros, jornais e revistas inclusive por especialistas. Os historiadores alertam, porém, que é um conceito excludente e preconceituoso, pois desconsidera a herança cultural de importantes civilizações como a chinesa, a indiana e as pré-colombianas.

Veja mais

Mais termos na mesma letra

Veja a listagem completa na página O que é isso...?

Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.

Acessar O que é isso...?

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no LinkedIn