O QUE É... Marxismo (ver Comunismo e Socialismo)

O termo “marxismo” deriva do nome de Karl Marx (1818-1883), historiador e filósofo alemão, e designa a doutrina social, filosófica política e econômica elaborada por ele junto com seu amigo Friedrich Engels.

O marxismo analisa a realidade sob vários prismas – filosófico, histórico, social e econômico – buscando compreender as relações de classe e o conflito entre elas. A realidade é pensada não de forma fixa, mas em movimento, isto é, em sua mudança.

O marxismo utiliza uma interpretação materialista da História para explicar as causas do desenvolvimento da sociedade. Essas causas são explicadas por meio da economia, da divisão do trabalho e do modo de produção, isto é, os meios pelos quais os seres humanos produzem coletivamente as necessidades da vida.

Aliado ao materialismo histórico, o marxismo tem uma visão dialética para explicar a transformação social, mostrando que são as oposições, conflitos e choques entre classes sociais que levam à mudança. A história da sociedade humana resume-se na história da luta de classes. Marx distingue os seguintes estágios históricos de desenvolvimento na sociedade: sociedade tribal ou primitiva (comunismo primitivo), sociedade escravista, sociedade feudal e sociedade capitalista.

O capitalismo, por sua vez, leva a crises cada vez maiores. Depois de superar o capitalismo, viriam os seguintes estágios: o socialismo e o comunismo. Segundo o marxismo, o comunismo é inevitável no futuro. Com ele, terminaria a luta de classes.

O marxismo influenciou diversas correntes entre elas o leninismo (Lênin), o trotskismo (Trótski) e o maoísmo (Mao Tsé-Tung).

Mais termos na mesma letra

Veja a listagem completa na página O que é isso...?

Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.

Acessar O que é isso...?

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no LinkedIn