Nômade (do latim, nomas, “pastor errante”) é a pessoa ou grupo sem residência fixa, que muda de um lugar para outro como forma de obter alimentos, encontrar pasto para o gado ou ganhar a vida de outra forma. Os nômades frequentemente ignoram fronteiras nacionais na sua busca por melhores pastagens.
Nomadismo é o estilo de vida dos povos nômades. Sua organização social é de tipo tribal, ou seja, uma sociedade estruturada em linhagens, clãs e possivelmente em confederações tribais.
Os povos nômades tradicionalmente viajam de animal (cavalo e camelo por exemplo), de canoa, de carroça ou a pé. Hoje, alguns nômades viajam de veículo motorizado. Eles podem viver em cabanas, tendas, casas ou mesmo em abrigos para moradores de rua, embora isso seja temporário ou itinerante.
A humanidade viveu em estado nômade de sua origem e durante todo Paleolítico. Durante o Mesolítico tornou-se gradualmente seminômade e apenas começou a se estabelecer durante o Neolítico com a invenção da agricultura.
Contudo, isso não significou que todos os povos tenham adotado a vida sedentária. O nomadismo persiste no mundo atual e em diferentes estilos de vida.
Nômades de hoje
Existem vários grupos de nômades, como os caçadores-coletores, os pastores e os nômades comerciantes. Hoje se fala em nômades digitais que são os usuários de tecnologias digitais que não precisam de uma residência fixa para exercer suas atividades.
Os nômades de hoje não são “fósseis vivos” dos caçadores-coletores da Pré-História. Eles têm uma rica tradição oral, criam formas de arte, poesia e técnicas, acumulam saberes sobre a natureza desconhecidos dos grupos urbanos.
Exemplos de nômades caçadores-coletores atuais:
- Khoisan, da Namíbia;
- Tlingit, do Alasca;
- Inuítes do círculo Polar Ártico;
- alguns grupos indígenas da Amazônia.
Exemplos de nômades comerciantes atuais:
- Kochi, do Afeganistão, que trocam carne, laticínios e fibra dos animais por grãos e vegetais;
- Qashqa’i, do Irã, nômades artesãos famosos por sua tecelagem e tapetes, feitos de lã Shiraz.
Exemplos de nômades pastores atuais:
- Beduínos, do deserto de Negev, na Jordânia;
- Tuaregues, do deserto do Saara, no Níger, Mali e Burkina Faso;
- Massai, do Quênia e Tanzânia;
- Pokot, do Quênia e Uganda;
- Gaddi, da Índia;
- Quirguizes e os cazaques, da Ásia Central;
- Sámi ou lapões, criadores de rena da Suécia, Noruega, Finlândia e Rússia.
A persistência do nomadismo nos dias atuais intriga os pesquisadores. Embora alguns tenham adotado um seminomadismo e outros estejam deixando seus costumes ancestrais, ainda existem numerosas comunidades nômades em todo mundo.
Veja mais
Mais termos na mesma letra
- Nação, Estado-nação
- Nacionalismo (ver Nação)
- Nagô (ver Iorubá)
- Navio negreiro
- Nazismo (ver Fascismo e Totalitarismo)
- Neanderthal, homem de
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?