Preconceito (do latim prae, “antes” e iudicium, “julgamento”) é uma opinião ou avaliação preconcebida em relação a outra pessoa baseando-se em uma percepção hostil ou em generalizações apressadas. O preconceito é uma atitude irracional, sem dados objetivos e, em muitos casos, é resistente a argumentos racionais. O preconceito pode ser dirigido contra o sexo, gênero, crenças, valores, classe social, idade, deficiência, religião, sexualidade, raça, etnia, idioma, nacionalidade, aparência, profissão, nível econômico, educação, filiação política ou esportiva.
Alguns exemplos de preconceitos são: racismo (em geral, contra os negros), sexismo ou discriminação de gênero (em geral, contra mulheres e meninas), homofobia e discriminação religiosa.
Estudos recentes de psicologia têm mostrado a importância do contato entre grupos diferentes para reduzir o preconceito. Para se chegar a um resultado positivo, há três condições básicas: 1) ter conhecimento sobre o grupo discriminado, 2) propiciar oportunidades frequentes de contato informal e interpessoal entre os grupos, 3) os grupos compartilharem um objetivo comum e com normas sociais de igualdade.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?