Tiahuanaco

Tiahuanaco (também grafado Tiwanaku) é uma antiga cidade que foi centro religioso e político das culturas pré-incas, e floresceu entre 300 a.C. e 1000 d.C. A cidade está localizada a 3.800 metros de altitude, na Cordilheira dos Andes, próxima do lago Titicaca, e cerca de 72 km a oeste de La Paz, na Bolívia.

Seu nome original se perdeu e também não se sabe quando e quem a batizou com o nome atual. Sabe-se que a palavra Tiahuanaco é derivado do aimará, idioma cooficial da Bolívia e Peru.

Tiahuanaco cobria uma área de 6km2 e teve, no apogeu, 40.000 habitantes. Foi construída com blocos de pedra, alguns chegando a pesar 100 toneladas, que eram trazidos de barco pelo lago Titicaca. Os blocos eram entalhados e encaixados uns aos outros com precisão e engenhosidade. É considerada uma cultura precursora das grandes construções megalíticas da América do Sul.

O povo de Tiahuanaco abriu canais de irrigação, cultivou espécies resistentes de batata, quinoa (um cereal semelhante ao arroz) e milho, e desenvolveu formas de conservação dos alimentos. Calcula-se que sua produção de alimentos chegava a 50 mil toneladas por ano, três vezes mais do que os lavradores bolivianos produzem atualmente. Criavam lhamas para transporte de carga, e alpacas para produzir lã de alta qualidade em tecidos e roupas.

No final do primeiro milênio, Tiahuanaco foi vítima de uma mudança climática e da seca que resultou em más colheitas o que levou sua população a abandonar a cidade. Séculos depois, quando os incas alcançaram a área, eles encontrarm Tiahunaco deserta. Durante a colonização espanhola, a área histórica foi saqueada e usada como pedreira até o século XX.

Tiahuanaco

Área de influência de Tiahuanaco (verde) no apogeu entre 600 e 1000 d.C., e da cultura Huari (roxo) que floresceu entre 500 e 1200 d.C. Porta do Sol (à direita) em Tiahuanaco, construída com um único bloco de pedra, tem 2,85 m de altura e 3,82 m de largura. Nela há a figura de uma divindade (provavelmente Wiracocha) que segura dois cetros de serpente em suas mãos.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn