Incas (ver Quipo e Tahuantinsuyu)

A civilização inca é uma civilização pré-colombiana (anterior a Colombo) que se desenvolveu na área da Cordilheira dos Andes a partir do século XIII no que hoje é o Peru. Em seu auge, estendeu-se da Colômbia, à Argentina e Chile.

Está na origem do Império Inca ou Tahuantinsuyu, um dos grandes reinos da América pré-colombiana. Uma das grandes peculariedades desse império foi ter integrado, em uma organização estatal original, uma multiplicidade sociocultural das populações heterogêneas que o compunham.

 Discute-se ainda a origem dos incas, mas sabe-se que eles foram precedidos de importantes culturas como Chavin de Huantar, Huari, Tiahuanaco, Chimú, Mochica, Paracas-Nazcas que podem ter influenciado a formação da civilização inca.

Segundo a lenda, os incas descendem do casal Manco Capac, filho do sol, e de sua irmã Mama Ocllo. Ambos foram enviados pelo deus Sol Inti para tornar o mundo um lugar melhor. Manco Capac ensinou aos homens a agricultura e o artesanato, e Mama Ocllo ensinou tecelagem às mulheres. Eles ainda indicaram aos incas onde deveriam fundar Cuzco.

Para os arqueólogos, os incas vieram das margens do Lago Titicaca, na fronteira do Peru e da Bolívia, e teriam alguma relação com a civilização pouco conhecida de Tiahuanaco (na Bolívia). Outra hipótese, sugere que os incas eram originários das terras baixas amazônicas considerando-se o cultivo da batata e da mandioca, originalmente cultivadas em áreas florestais, e as representações frequentes da onça pintada, que só ocorre na floresta amazônica. Embora o condor fosse sagrado para os incas como um mensageiro do sol, eles nunca o retrataram.

Seja como for, quando chegaram à região de Cuzco, os incas eram apenas uma tribo entre outras em uma confederação local. Foram pouco a pouco ganhando influência e, no século XIV, já controlavam a região e estendiam seus domínios.

A conquista de Tahuantinsuyu, realizada entre 1530 e 1540 pelos espanhóis liderados por Francisco Pizarro, pôs fim ao império e o nascimento do Vice-Reino do Peru. No entanto, grupos incas ainda resistiram aos espanhóis por mais algumas décadas até serem liquidados em 1572.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn