Hominídeo é o termo usado para chamar a família dos Hominidae (ordem dos primatas) que que reúne todos os grandes primatas modernos e extintos, isto é, os humanos (Homo), os chimpanzés (Pan), gorilas (Gorilla) e orangotangos (Pongo).
O significado original de “hominídeo” referia-se apenas aos humanos (Homo) e seus parentes extintos mais próximos. No entanto, na década de 1990, tanto os humanos quanto os macacos e seus ancestrais passaram a ser considerados “hominídeos”.
Mais recentemente surgiu o termo “hominínio”. A diferença entre essas palavras está no nível taxonômico em que elas são utilizadas. De forma geral, os grandes níveis taxonômicos são:
Reino > Filo > Classe > Ordem > Família > Gênero > Espécie
Hominínio é o grupo constituído por humanos modernos e todas as espécies da nossa árvore evolutiva incluindo membros dos gêneros Ardipithecus, Paranthropus, Australopithecus e Homo.
O fóssil hominínio mais antigo conhecido é de um Ardipithecus ramidus de 4,4 milhões de anos de idade. Foi descoberto na Etiópia em 1994 e há evidências de que tinha andar ereto.
Os hominínios mais conhecidos são:
- Australopithecus – viveu entre 4 e 2 milhões de anos atrás.
- Homo habilis – viveu entre 2,4 e 1,4 milhões de anos atrás.
- Homo erecuts – viveu entre 1,9 milhão e 110 mil anos atrás
- Homo neanderthalensis (Homem de Neanderthal) – viveu entre 400 e 40 mil anos atrás
- Homo sapiens – a espécie dos seres humanos atuasi, surgiu há 300 mil anos.
Veja mais
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?