Homo erectus (do latim, “homem ereto”, de pé), as vezes chamado de Homo ergaster, é uma espécie de hominínio que viveu entre 1,9 milhão e 110 mil anos. Teria sido a primeira espécie a usar o fogo, a usar a caça como suprimento de alimentos e a primeira que poderia andar sobre as duas pernas.
É a espécie mais disseminada, seus fósseis foram encontrados na África, Ásia, China e Indonésia. Não se sabe se chegou à Europa. Pode ter coexistido com o Homo habilis na África e até com o Homo sapiens. Foi a primeira espécie a controlar o fogo há 800 mil anos.
Os achados indicam o consumo de animais de médio a grande porte como bovinos ou elefantes o que sugere a caça em grupos coordenados. Acredita-se que o Homo erectus era capaz de cuidar de membros feridos ou doentes do grupo e, possivelmente, de navegar. É provável que fosse monogâmico. Embora o Homo erectus fosse mais social do que as espécies ancestrais, não está claro se ele era anatomicamente capaz de falar, embora pudesse se comunicar usando algum tipo de linguagem.
Veja mais
- Hominídeo e hominínio
- Homo habilis
- Homo sapiens
- Neanderthal, homem de
- Origem do ser humano. Infográfico para completar
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?