Estamento é a divisão social em camadas claramente fechadas e separadas uma das outras por privilégios e nascimento. A sociedade estamental ou sociedade de ordens é característica da Idade Média em que havia três estamentos: nobreza, clero e o restante da população (servos, camponeses livres e trabalhadores urbanos).
Em geral, não há mobilidade social, nem como ascensão nem como descida do próprio nível. Apesar disso, existe a possibilidade de promoção social por méritos extraordinários (título de nobreza concedido pelo rei por serviços militares prestados), pela compra de cargos e dignidades ou pelo casamento (embora uniões entre estamentos sejam desaprovadas socialmente).
A sociedade estamental perdurou, na Europa, três séculos depois de terminada a Idade Média. Na França absolutista, no final do século XVIII a sociedade estava dividida em três estados, estamentos ou ordens: clero (Primeiro Estado), nobreza (Segundo Estado) e o restante da população livre do campo e das cidades (Terceiro Estado). O termo estado nesse caso não deve ser confundido com o conceito político de Estado.
Veja mais
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?