Artesanato é uma modalidade de produção caracterizada pelo trabalho manual, individual ou em pequenos grupos, em que o trabalhador (o artesão) é proprietário dos meios de produção (ferramentas, matéria prima e conhecimento técnico) e do produto final de seu trabalho.
No artesanato, usam-se instrumentos de trabalho rudimentares, a divisão do trabalho é elementar (o artesão executa todas ou quase todas as etapas da produção) e a produção pode destinar-se ao consumo próprio ou ao mercado local.
A atividade artesanal, presente em toda a história do homem, adquiriu feição própria no Neolítico com a produção de cerâmica, carroça, metalurgia etc. Na Antiguidade Clássica, era executada sobretudo pelos escravos domésticos no âmbito da propriedade patriarcal. Na Idade Média, o trabalho artesanal era realizado na casa do próprio camponês ou pelos servos artesãos no castelo feudal: o camponês medieval, para vestir-se, tinha de tosquiar a ovelha, cardar a lã, fiar, tecer e costurar. O artesanato era, então, uma entre outras atividades do servo e, portanto, não era uma produção especializada.
A partir do século XII, com o desenvolvimento do comércio e das cidades, o trabalho artesanal mudou tornando-se uma das principais atividades dos homens livres que viviam nas cidades. O artesão deixou a agricultura e passou a dedicar-se exclusivamente ao seu ofício. Surgiu então o sistema de corporações (onde trabalhavam mestres e aprendizes), que produziam para um mercado pequeno, mas em desenvolvimento.
Entre os séculos XVI e XVIII, à medida que aumentava a demanda de produtos nas cidades, a produção artesanal foi sendo substituída pela manufatura. O artesão foi perdendo sua independência, passando a executar o trabalho por encomenda de um comerciante ou de um manufatureiro rico. Com o advento da Revolução Industrial (séculos XVIII e XIX), o artesanato tornou-se, na Europa, uma atividade produtiva marginal. No lugar do artesão, entrou em cena o operário que realizava apenas uma operação no processo de produção.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?