A Idade do Bronze (3300-3000 a 1200-1000 a.C.) foi o período histórico que se seguiu ao Paleolítico e Neolítico e no qual ocorreu um intenso uso da metalurgia do bronze, resultante da mistura de cobre com estanho. Essa periodização diz respeito às sociedades e civilizações que floresceram em torno do mar Egeu (Europa, Oriente Médio e Egito), no Vale do Indo e na China.
A Ásia Ocidental e o Oriente Médio foram as primeiras regiões a entrarem na Idade do Bronze, começando com a ascensão da civilização mesopotâmica da Suméria, por volta do 4º milênio.
A datação da Idade do Bronze é diferente para cada cultura.
Na China, os artefatos de bronze mais antigos foram encontrados no sítio cultural Majiayao (entre 3100 e 2700 a.C.), mas, a metalurgia do bronze propriamente dita iniciou-se na dinastia Shang, nos séculos XVI a XI a.C.
Na Tailândia, foram descobertos artefatos de bronze datados de 2100 a.C. Mas, os estudiosos propõem que a Idade do Bronze na Tailândia ocorreu por volta de 1900-1800 a.C.
Na Europa Central, a Idade do Bronze iniciou-se com a cultura Unetice (2300-1600 a.C.), na atual República Tcheca. Na Grã-Bretanha e na Península Ibérica, considera-se a Idade do Bronze o período entre 2100 e 750 a.C.
A distribuição desigual das minas de cobre e, especialmente, do raro estanho, necessários para a produção de bronze, levou à formação de uma extensa rede comercial que difundiu não apenas bens, mas também ideias e culturas.
A Idade do Bronze é o período no qual ocorreu o desenvolvimento das primeiras grandes civilizações do Mediterrâneo: Egito, Mesopotâmia, Império Hitita, civilização cretense e micênica.
Saiba mais
Idade do Bronze: a idade das grandes civilizações antigas.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?