Monarquia

Monarquia (do grego monos, “único”, e arkhein, “ordem”, “regra”) é a forma de governo em que uma única pessoa, o monarca (soberano, rei ou imperador), é o chefe de Estado vitalício, isto é, mantém-se no cargo até a sua morte ou abdicação.

A monarquia é uma das mais antigas formas de governo e seu regime político variou ao longo da história havendo, por exemplo, a monarquia faraônica do antigo Egito, a monarquia feudal da Idade Média, os reinos africanos, a monarquia absolutista da Idade Moderna, a monarquia parlamentarista e a monarquia constitucional.

Nos primeiros séculos da Idade Média no Ocidente, a monarquia era, na maioria das vezes. eletiva. A monarquia hereditária impôs-se a partir do século XIII na França e na Europa Ocidental, enquanto a Europa Central (Império Alemão, Boêmia, Polônia, Hungria, etc.) permaneceu fiel ao princípio da eleição. Porém, a partir do século XIX, a monarquia hereditária passou a ser a regra em toda a Europa.

O monarca faz parte de uma família real (dinastia) e existe uma linha de sucessão de seus descendentes com direito ao trono começando, em geral, pelo filho primogênito.

A monarquia eletiva, isto é, em que o rei é eleito, persiste nos atuais Vaticano (o papa é eleito por um Colégio de Cardeais), Emirados Árabes Unidos, Kwait e outros.

 Existem duas principais formas de monarquia: a absoluta, em que o poder do monarca está acima ao de outros órgãos do governo, e a constitucional ou parlamentar, em que o poder do monarca é limitado por uma Constituição, podendo ser meramente cerimonial.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn