O comunismo, palavra derivada do latim, communis, “comum, universal”, é uma doutrina e regime econômico, político e social cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade igualitária (comunista), caracterizada pela propriedade comum dos bens e meios de produção e pela ausência de classes sociais, dinheiro e Estado.
O comunismo abrange uma variedade de escolas de pensamento que incluem, entre outras, o marxismo e o anarco-comunismo. Contudo, o termo acabou sendo associado principalmente a Karl Marx, autor junto com Friederich Engels, do Manifesto Comunista, de 1848, que propunha um tipo particular de comunismo.
A doutrina elaborada por Marx e Engels tomou por base a organização industrial da Europa do século XIX, quando ocorria, então, a Segunda Revolução Industrial. Segundo eles, a burguesia (a classe capitalista) detém o monopólio dos meios de produção e os lucros da exploração do trabalho do proletariado (a classe trabalhadora) e, com isso, conduz a maioria da população mundial à miséria e à indigência. O conflito entre essas duas classes é a raiz dos problemas da sociedade e esta situação só seria resolvida através de uma revolução social que, por sua vez, levaria ao socialismo e este, tempos depois, evoluiria para o comunismo, “a forma mais alta da organização da sociedade”.
Veja mais
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?