Os termos antissemitismo e antissemita dizem respeito unicamente aos judeus (e não a todo grupo dos semitas) significando hostilidade, preconceito ou discriminação contra os judeus. O antissemitismo é uma forma de racismo.
A historia do antissemitismo remonta ao mundo romano e estende-se por toda Idade Média e Moderna. São, porém, diversos os seus fatores e os efeitos que provocaram na comunidade judaica da Europa e do Oriente Médio neste tempo.
Não existia, então, o termo antissemitismo. Ele foi criado no final do século XIX, na Alemanha, como uma alternativa com aparência mais científica para Judenhass (“aversão a judeus”), sendo utilizada amplamente desde então.
No século XX, o antissemitismo surge entre os nazistas, apoiado em teorias racistas da suposta superioridade da “raça ariana”. Culminou com as perseguições nazistas e com os campos de extermínio na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Não somente os nazistas realizaram ações antissemitas. Na União Soviética, durante o chamado Grande Expurgo, decretado por Stalin em 1936, foram assassinados milhões de soviéticos, entre eles, muitos judeus. A situação piorou após o pacto nazi-soviético de Não-Agressão de 1939, e continuou até o fim da Segunda Guerra Mundial. Contudo, em 1947, na ONU, Stalin apoiou a fundação do Estado de Israel.
Nos Estados Unidos, ideias antissemitas foram propagadas pelo pioneiro fabricante de automóveis Henry Ford, simpatizante do nazismo alemão, em artigos no seu jornal The Dearborn Independent (publicado de 1919 a 1927) e reunidos mais tarde sob o título The International Jew.. Alguns políticos importantes compartilhavam tais ideias. Hitler elogiou Henry Ford no Mein Kampf e, em 1938, o condecorou com a Ordem de Mérito da Águia Alemã.
Veja também
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?