A corveia (do francês corvée) era a obrigação do servo, na França medieval, em prestar serviços gratuitos nas terras ou instalações do senhor feudal.
De 2 a 4 dias por semana, o servo era obrigado a cumprir diversos trabalhos como, por exemplo, fazer a manutenção do castelo, construir um muro, limpar o fosso do castelo, limpar o moinho etc. Podia também realizar trabalhos de plantio e colheita no manso senhorial.
O costume remonta ao final do Império Romano quando os cidadãos em vez de pagar imposto (em moedas) prestavam serviços na manutenção de obras públicas, em geral estradas e pontes. Os senhores romanos também passaram a exigir dias de trabalho de seus colonos e trabalhadores agrícolas.
No decorrer dos séculos XI e XII, as corveias diminuíram sensivelmente, quase desaparecendo. Quando a moeda passou a ter uso mais comum, o trabalho foi substituído pelo pagamento em dinheiro pelo servo. Mesmo assim, subsistiu em muitas regiões da Europa. Na França, a corveia foi oficialmente abolida em 4 de agosto de 1789, durante a Revolução Francesa.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?