Mesquita

A mesquita é o templo da religião islâmica, local de leitura do Alcorão, pregação e orações coletivas dos muçulmanos. Os muçulmanos geralmente referem-se às mesquitas por seu nome árabe masjid, palavra que deriva do verbo sajada, “ajoelhar-se”, em referência aos gestos de prostração (ajoelhar e encostar a testa no chão).

A mesquita não é uma construção isolada, mas um conjunto arquitetônico composto por um ou mais minaretes, uma torre alta que se eleva acima de todos os outros edifícios. Seu objetivo era fornecer um ponto alto para o muezim chamar os fiéis para a oração.  Hoje, alto-falantes são colocados no topo do minarete e o muezim chama os fiéis de dentro da mesquita. Do lado de fora da mesquita tem uma fonte onde os fiéis devem lavar os pés. Eles entram descalços na mesquita e suas roupas devem estar limpas.

A sala de oração é um amplo espaço vazio de mobiliário. Homens e mulheres não se misturam. Há uma sala de oração para as mulheres ou mesmo uma mesquita para elas. Uma das paredes internas da sala de oração tem um nicho (cavidade) decorado com azulejos e pinturas: é o mirabi (mihrab) que indica a direção de Meca. Os fiéis devem se ajoelhar e orar voltados para o mihrab.

Outro elemento importante da mesquita é o minbar, uma espécie de trono onde o pregador pronuncia o sermão após a prece de sexta-feira.

Segundo a crença islâmica, a primeira mesquita do mundo foi a masjid  al-Haram, também conhecida como Kaaba, em Meca, na Arábia, que teria sido construída por Adão e depois reconstruída por Abraão e seu primeiro filho Ismael por ordem de Deus.

Mihrab e minbar, lado a lado, da mesquita de An-Nasir Mohammed (1318), no Cairo, Egito.

 

 

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn