O QUE É... Muçulmano (ver Islã)

Muçulmano é a pessoa que pratica o Islã, religião monoteísta fundada por Maomé no século VII. O termo “muçulmano” deriva do verbo árabe aslama, que significa “entregar-se, submeter-se, resignar-se (à vontade de Deus)” e, portanto, muçulmano é “aquele que se entrega a Deus”. Em turco, é müslüman, em persa é musulmān ou muslimān, ambos termos vindos do verbo árabe aslama

A recitação de duas frases são o testemunho da fé e da conversão da pessoa ao Islã:

  • Sh-hadu an-la ilaha il-la Al-lah (“Não há outro deus além de Alá”)
  • Ash-hadu anna Muhammadan rasul Al-lah (“Maomé é o Mensageiro de Deus”).

Sem pronunciar essas frases, uma pessoa está fora do Islã e não terá os benefícios, direitos e obrigações morais que todo muçulmano possui.

A maioria dos muçulmanos pertence a uma das duas principais denominações: sunitas (com 80% a 90%) e xiitas (10% a 20%).

Diferente do que o senso comum diz, nem todo árabe é muçulmano, nem a Arábia Saudita não é o país com maior população muçulmana do mundo. O país com mais muçulmanos é a Indonésia, que não pertence ao mundo árabe. Na Arábia Saudita, da população total de 36,4 milhões (2022), 93% são muçulmanos. Na Indonésia, com 274 milhões de habitantes (2022), 87% são muçulmanos.

Há países europeus com maioria muçulmana: é o caso da Bósnia-Herzegovina (51% da população, em 2013) e da Albânia (57% da população, em 2011).

O termo maometano, usado até a década de 1970, caiu em desuso pois ele é considerado ofensivo pelos muçulmanos porque passa a ideia que os muçulmanos adoram Maomé em vez de Deus. Maomé é reverenciado pelos muçulmanos, mas não adorado.

 

Mais termos na mesma letra

Veja a listagem completa na página O que é isso...?

Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.

Acessar O que é isso...?

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn