Colonialismo, colonização

Colonialismo é o termo utilizado para identificar a doutrina e a prática da colonização. O colonialismo é a política de uma potência ou Estado de controle sobre outros povos localizados, em geral, em regiões longínquas. O termo é, também, associado a imperialismo, principalmente no século XIX.

O colonialismo tradicional exerce controle direto mediante a força militar, a ocupação do país, a imposição de governantes procedentes da metrópole invasora no território submetido à dominação, e a instauração de políticas econômicas, sociais e culturais a serviço do país colonizador.

O colonialismo moderno inicia-se com a expansão marítima e comercial empreendida pelos portugueses e espanhóis. Em meados do século XVI já havia sido montado um império no Oriente. Dominando o oceano Índico com importantes rotas comerciais, indo até Macau, na China, além de estabelecer feitorias e entrepostos em território africano. Na América, portugueses e espanhóis conquistaram e organizaram extensos territórios coloniais.

No século XVII, os ingleses, franceses e holandeses formaram seus impérios coloniais.

Compartilhe =]

Compartilhar no Facebook Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Pocket Compartilhar no Twitter Compartilhar no LinkedIn