Renascimento comercial e urbano refere-se ao período da Baixa Idade, entre os séculos XII e XIV, de transformações econômicas, políticas, sociais e culturais ocorridas na Europa ocidental. Ocorreu um conjunto de mudanças:
- a renovação da vida urbana,
- o movimento das Cruzadas,
- a restauração do comércio com trocas monetárias,
- a emergência de um novo grupo social (os burgueses),
- o surgimento de universidades,
- aparecimento de um novo estilo arquitetônico: o gótico
As causas dessas transformações estão no campo e começaram no século XI. Evoluções técnicas nos equipamentos agrícolas fizeram a diferença, entre elas : o arado munido de rodas e lâmina de ferro para lavrar mais profundamente a terra; o uso de coleira acolchoada nos cavalos possibilitando puxar cargas mais pesadas; a difusão da foice de lâmina grande para cortar mais cereais em menos tempo; moinhos de água e de vento que aumentaram a produção de farinha.
Além das melhorias técnicas, houve mudanças na agricultura: cultivos diversificados, adoção do sistema de rotação trienal da terra, uso de esterco e o cultivo de forragens para adubar a terra.
O desmatamento e a drenagem de pântanos estenderam a área cultivada e, com isso, teve mais alimento disponível para as pessoas e os animais.
O aumento da produtividade agrícola contribuiu para o crescimento da população.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?