Ramadã é o nome do nono mês do calendário muçulmano e do jejum ritual que nele é praticado. É considerado o mês sagrado por excelência pois nesse período é cumprido um dos cinco “pilares” do Islã: o jejum diurno restrito (sem comida, sem bebida, sem tabaco) e se abstêm de relações sexuais a partir do amanhecer até o pôr do sol.
Acredita-se que as recompensas espirituais (thawab) do jejum são multiplicadas durante o Ramadã quando os portões do Paraíso são abertos e os portões do Inferno, trancados e demônios acorrentados. Por isso, os muçulmanos dedicam-se, nesse período, a orações, recitação do Alcorão, atos de caridade e a melhorar sua autodisciplina.
Ao pôr do sol, os fiéis quebram o jejum com uma refeição alegre, chamada em árabe iftar, que é tradicionalmente aberta comendo tâmaras.
O Ramadã dura 29-30 dias, iniciando e terminando em uma Lua Crescente. Apenas os doentes, mulheres grávidas, crianças e crentes envolvidos na guerra santa estão isentos. Os viajantes que têm deveres a cumprir por mais de três dias ficam apenas temporariamente desobrigados.
Mais termos na mesma letra
Veja a listagem completa na página O que é isso...?
Dicionário de termos e conceitos históricos com uma linguagem simples e objetiva para descomplicar o seu estudo.
Acessar O que é isso...?